ATELIER DE MÚSICA E RÁDIO

Clube de Rádio

Os objectivos deste clube centram-se, fundamentalmente, no estabelecimento de ligação e comunicação entre a Escola e a Comunidade, dando a conhecer o Plano de Actividades do Agrupamento e a sua concretização. É também seu objectivo a experimentação de vários percursos pedagógicos que proporcionem o prazer da escrita, sob temas diversos; na pesquisa, selecção e organização de informação, no uso adequado de linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico, no desenvolvimento de actividades que promovam a autonomia, a responsabilidade e a criatividade. Os alunos que nele têm participado afirmam que é de grande valia para desenvolver as capacidades de escrita, de análise, de argumentação e de comunicação. 

O Clube de Rádio é dinamizado num espaço da escola, onde os alunos desenvolvem rubricas diversas: música, sugestão de cinema, de livros, de viagens, biografias de personalidades, política nacional e internacional, notícias do nosso mundo (de âmbito local, regional, nacional e internacional) pode ainda conter entrevistas a personalidades diversas ligadas à escola e reportagens sobre temas diversos.

 Pretende-se que o programa seja reflexivo, os alunos são incentivados a emitir opinião sobre os temas tratados e estabelece-se o diálogo aos microfones sobre os diversos assuntos tratados.


Clube de Música

O Clube de Música pretende desenvolver com os alunos atividades diferenciadas que não podem ser devidamente exploradas e aprofundadas no contexto sala de aula, motivando os alunos e contribuindo para o seu sucesso educativo. Tem como principal finalidade a criação de bases que proporcionem a todos os alunos do 2.º e 3.º Ciclo do Agrupamento, nomeadamente todos aqueles que gostam de Música, a possibilidade de nele participarem. Essa opção deverá ser de caráter voluntário. Pretende-se assim fazer um trabalho baseado na componente prática e formar grupos de alunos que, durante todo o ano letivo, ensaiem peças musicais de caráter instrumental e/ou vocal.

OBJETIVOS

– Desenvolver competências de execução/interpretação vocal e instrumental; Criar condições de forma a proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar acontecimentos artísticos nomeadamente na área da interpretação instrumental; Conhecer e explorar as potencialidades dos instrumentos da sala de aula; Desenvolver a criatividade e a persistência; Desenvolver nos alunos o gosto pela música, como forma de expressão de sentimentos e de desenvolvimento global de ser humano; Compreender e criar diferentes tipos de espetáculos musicais em interação com outras formas artísticas; Conhecer e valorizar o património artístico – musical nacional e internacional; Desenvolver a autonomia, o sentido estético, a autoconfiança, o controlo emocional, a sociabilidade e a capacidade de iniciativa; -Desenvolver estratégias de comunicação, relações interpessoais, trabalho de equipa, resolução de problemas e tomadas de decisão; – Refletir e avaliar o trabalho produzido no seio do grupo; Desenvolver nos alunos o gosto por integrarem uma escola diferente, promotora do sucesso; Motivar os alunos e ajudá-los no seu crescimento harmonioso; Dinamizar actividades lúdico / culturais integradas na cultura e projetos do Agrupamento e da comunidade em geral.